Páginas

17 de dezembro de 2011

Igreja se diz envergonhada por abusos sexuais da Igreja Católica na Holanda

Igreja se diz envergonhada por relatório sobre abusos na Holanda






Foi divulgado um relatório nesta sexta-feira por uma comissão independente na Holanda, denunciando abusos sexuais na Igreja Católica. O documento é surpreendente, aponta que entre 10 mil e 20 mil menores de idade foram vítimas de abusos enquanto estavam em instituições da Igreja. O relatório aponto abusos entre 1945 e 1981, em orfanatos e seminários. Encomendada pela Conferência dos Bispos e a Conferência Religiosa Holandesa (NKR) o relatório chocou os sacerdotes que pediram “sinceras desculpas” e se disseram envergonhados.
“Os bispos e diretores da KNR estão chocados com o abuso sexual de menores e as práticas descritas no relatório final. Isso nos enche de vergonha e dor”, diz a nota. “Os agressores não são os únicos culpados. Autoridades da Igreja que não agiram corretamente e não deram prioridade aos interesses e ao cuidado das vítimas também tem culpa. Nós lamentamos profundamente esse abuso”, acrescenta o texto.
Segundo o texto, as agressões incluem estupros, abusos e tantas formas de agressões sexuais cometidas por padres, funcionários leigos e leigas foram sistematicamente acobertados para proteger a reputação da instituição.
“As ordens (religiosas) estão lidando com os casos. A ideia de que as pessoas não sabiam disso e administradores não sabiam disso não pode ser mantida”, afirmou o protestante Wim Deetman, líder da comissão, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de Haia.

Fonte: O Verbo





GIL SLOMPO - Líder da A.J.I.B.E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário